quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VIDEFERRE

Hoje, vamos falar um pouco dos nossos vizinhos e irmãos da Galiza, falo-vos de Videferre. Videferre é um povo galego, da provincia de Ourense, Espanha, municipio de Oimbra, concelho de Verin. As suas origens remontam ao século VI d.c. Faz fronteira com Portugal, o que favoreceu desde sempre o bom relacionamento entre ambos os povos, já que a similitude entre usos e costumes propiciou estas relações. Tanto que durante muito tempo, foi muito comum o casamento entre Portugueses e Galegos, havendo actualmente muitas famílias, que de um lado e de outro partilham laços de sangue. As relações são tão boas, excelentes mesmo, que ao longos dos anos a equipa de futebol de Soutelinho e Videferre foi uma equipa internacional, com membros de ambos os povos, aqui na foto ao lado têm um exemplo, em que na formação na linha de baixo podem ver o Guilherme, o terceiro a contar da esquerda, agachado, e outras pessoas que decerto reconhecerão, o Moncho, o Cláudio, o Carlos. Tem uma população segundo o último censo de 162 habitantes. Recentemente foi criado um blog, ao qual faço a publicidade, chama-se videferre.blogspot.com, com o título Videferre, un lugar diferente.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Padre Fontes

Muita coisa se tem falado e publicado neste blog sobre Soutelinho, os acontecimentos, as festas, a neve que cai, os monumentos, enfim, uma infinidade de coisas que por este ou aquele motivo são notícia.
Não podia deixar em claro esta oportunidade para falar de alguém que tem sido ao longo dos anos uma ilustre personagem, que muito tem dado de si a esta terra e principalmente à cultura Transmontana. Falo do P.e António Lourenço Fontes. Nascido em Cambeses do Rio em 1940, fez os seus estudos no Seminário de Vila Real, onde se formou em Teologia em 1962. Licenciou-se em História pela Universidade do Porto em 1980. Tem diversas obras publicadas, sobre os usos e costumes do Barroso, colaborando em diversas publicações, e temas diversificados. Foi, e é ainda, o grande impulsionador dos Congressos de Medicina Popular, que se têm realizado desde 1983 em Vilar de Perdizes. É pároco de três freguesias: Vilar de Perdizes, onde reside, Meixide, e Soutelinho desde 1971. Actualmente reconstruiu o solar do Outão,também conhecido como Hotel Rural Senhora dos Remédios, em Mourilhe. É colaborador habitual de diversos meios audiovisuais, RTP, TvGalicia, entre outros. Foi o fundador do agora extinto Notícias de Barroso. Acima de tudo e convém afirmá-lo tem sido um grande defensor da Cultura Tradicional, dos usos e costumes das gentes de Para lá do Marão, e que têm sido tão esquecidos ao longo dos tempos, dando tanto de si a esta terra e estas gentes, que de tão gratas lhe estão, prestando-lhe a devida homenagem num recém criado Espaço Padre Fontes em Montalegre, onde se apresenta alguma da sua extensa obra. Sem dúvida, um grande Homem desta terra.