sexta-feira, 20 de Março de 2009

AINDA HÁ PASTORES...

É caso para dizer, ainda haverá pastores nos dias que correm, nesta sociedade de consumo, onde cada vez mais a agricultura é posta para segundo plano, e os hábitos ancestrais, como neste caso o pastoreio do gado são abandonados.

Por cá ainda subsistem rebanhos de ovelhas, embora apenas um, com cerca de duzentas cabeças, e que ainda vai percorrendo estes montes que ladeiam a nossa terra.

O pastoreio como sabem, é muito dificil, ter que calcorrear terras, montes e valados, á procura do melhor pasto, sem horários definidos, de sol a sol, ao frio de inverno e ao sol de verão, tendo como lucro a venda dos "anhos" e uma ou outra ovelha, que tem mais saída em épocas festivas, Natal, Páscoa, e outras, mas que vai dando pra aguentar as despesas inerentes.
Longe vão os tempos da "vezeira" comunitária, que eu ainda me lembro existir na minha infância, em que cada habitante que tinha ovelhas ou cabras tinha a sua "vez" para pastorear o rebanho comunitário, enfim mudam-se os tempos...

terça-feira, 3 de Março de 2009

CONVÍVIO ASSOCIATIVO

Para os leitores assíduos deste blogue, ou para aqueles que o vêm pela primeira vez, cá vai mais uma notícia das diversas actividades desenvolvidas pela recém criada Associação Cultural, que procura desenvolver o espirito de união e partilha, há muito adormecidos por estas bandas. Assim recentemente, organizou-se uma almoço/convívio no passado dia 28 de Fevereiro, em que o menu principal foi Guisado de Javali no Pote de Ferro. O "chefe"de serviço, foi o mundialmente conhecido Manuel Ramboia ou "peixeiro,"devido à sua actividade profssional.






O convívio contou com a participação de elevado número de associados, bem como de alguns convidados que vieram abrilhantar o mesmo, caso de acordeonistas, cantadores ao desafio, ex membros da Banda da Torre de Ervededo, como podem imaginar prolongou-se a festa e a animação pela noite dentro.