domingo, 29 de janeiro de 2017

Aldeia fantasma

Casas abandonadas, a cair aos poucos, pedras pelo chão, ruas sujas, onde o musgo  e a erva se acumulam, um frio de não se ver vivalma, assim é o triste retrato da nossa aldeia nos tempos que correm. Permanecem os  mais velhos , porque a pouca juventude procura em outras paragens um futuro que  aqui não existe. O pouco  movimento é aos Domingos quando as pessoas se encontram ou no café, ou na Associação,únicos pontos de encontro existentes. O último censo declarava que Soutelinho tinha 150 habitantes, mas de há décadas para cá o número tem diminuído. Felizmente que ainda se vão fazendo alguns melhoramentos como disse no último post, mas a nível urbanístico, de casas em ruínas urge fazer algo, o quê, podia passar pelos proprietários, querendo e podendo, recorrer por exemplo a fundos comunitários e transformar essas casas em habitações de Turismo Rural, como se tem feito um pouco por todo o país, fica aqui a dica.





1 comentário:

Susana disse...

É verdade!!! estou plenamente de acordo contigo... mas infelizmente a dita "burocracia" do nosso país nao nos permite fazer nada pelo nosso patrimonio. Digo isto por uma má experiencia... pois tentei renovar/ reconstruir uma pequena casa ,abandonada e a cair a pedaços, e foi me negada pela Camara Municipal de Chaves.
Pois é,laventavémente sinto -me impotente quando vejo que nao podemos seguir em frente com as nossas prespectivas de uma vida futura ou pelo menos na tentativa de melhorar o nosso meio Rural.